domingo, 19 de julho de 2009
Princípios do Aiki na Dança Contemporânea
Em 2005, Letícia Sekito e o Ivan Okuyama Sensei, juntamente com coreógrafo Fernando Lee, deram início `a pesquisa sobre os princípios do Aiki na dança, realizados com o apoio da Fundação Japão[1], no Espaço Cultural da Fundação. Desenvolveram os workshops “Aiki e Dança: princípios do Aiki aplicados `a dança contemporânea“, e “Ateliê de Criação de Dança baseado nos princípios do Aiki”, com palestra e performance aberta ao público.
Desde então, Letícia Sekito tem continuado a aplicar na sua criação coreográfica, em seus workshops e cursos de dança contemporânea, os princípios do Aiki, percebendo o crescente interesse por este procedimento corporal híbrido entre a dança contemporânea e os princípios do Aiki, originário da arte marcial japonesa do Aikidô.
Nesta oficina, vamos desenvolver juntamente com os participantes/dançarinos, um trabalho corporal e artístico relacionado com os princípios do AIKI aplicados à dança contemporânea.
O Aiki pode ser traduzido como: tornar-se um com a energia da força vital, amor, paz, unificação, harmonia, reconciliação, cooperação e empatia. O princípio Aiki pode ser utilizado por pessoas que nunca fizeram Aikidô, pela sensação e experimentação no seu corpo. Algumas mudanças de paradigmas acontecerão durante as aulas, o que facilitará o aprendizado e uma nova conscientização corporal com efeitos práticos na arte e na vida diária. O trabalho é baseado no relaxamento interno do corpo e na “respiração pela sola dos pés”, de Kozo Nishino.
Através de um trabalho de profunda percepção e revitalização corporal vamos procurar:
1)trabalhar a integração do corpo em movimento,
2)estimular a circulação da energia de cada corpo e sua relação com o espaço,
3)desenvolver a presença cênica e
4)o estado criativo (insight) de cada dançarino.
Baseando-se no trabalho corporal e coreográfico que tem desenvolvido, Letícia Sekito, vai propor aos dançarinos, explorações e improvisações que possam contribuir na pesquisa das possibilidades de aplicar os princípios do Aiki tanto na preparação corporal do intérprete-criador como no estado de criação artística.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário